Fugindo para Cardiff: O relato de uma intercambista

November 17, 2017

E aí fugidos, prontos para o fim de semana prolongado?!

 

No último mês vocês devem ter acompanhado as aventuras da Maria Clara aqui no nosso blog. Ela ganhou uma bolsa de intercâmbio em um sorteio realizado no Encontro Nacional dos Estudantes de Turismo, na Universidade de São Paulo e obviamente ficou mega feliz com a chance de estudar inglês na escola Celtic English Academy, nossa grande parceira em Cardiff.

 

 

Agora que ela já está de volta ao Brasil nós vamos contar um pouquinho sobre como foi a experiência do começo ao fim. Depois de ter ganho o sorteio, nós aqui da Fuja entramos em contato para instruções gerais e também para definir maiores detalhes de como seria o intercâmbio (datas, passeios, etc.). É claro que não se recebe uma ligação destas todos os dias, e olha só como foi a reação dela:

 

"Na verdade eu não imaginava que teria a oportunidade de estudar inglês no exterior tão cedo na minha vida, mas tudo começou com um sorteio em junho: eu fui a sortuda que ganhou a chance de viajar para o Reino Unido(...). Minha cabeça ficou a mil de primeira, mas da melhor forma possível. De junho a setembro eu tive que arrumar tudo, mas eu estava completamente extasiada e não conseguia me preocupar”

 

Ela estava super animada com esta experiência, seria a primeira vez que ela sairia. Mas o percurso dela até Cardiff foi um pouco longo:

 

“Na manhã do dia 16 de setembro embarquei na minha primeira aventura internacional, totalmente sozinha, com destino a Cardiff, capital do País de Gales. Meu roteiro foi bem exaustivo, mas incrível: primeiro cheguei em Bogotá, Colômbia e no mesmo dia peguei outro avião para Londres..”

 

Após dois voos e uma imigração no Reino Unido, ao desembarcar em Londres, Maria Clara pegou um trem que liga o aeroporto a capital do país, e depois outro trem que a levou para a tão sonhada Cardiff, no País de Gales.

 

Ficar em casa de família é sempre muito bacana e claro que intensifica bastante a experiência, mas nem sempre é fácil. Existe um grande impacto cultural tanto com relação aos hábitos e costumes, quanto com relação à língua, o que é muito desafiador:

 

O impacto de chegar em casa e falar "ok, agora eu cheguei e aqui que eu vou ficar por 01 mês" foi real, mas a host foi extremamente simpática e atenciosa comigo. Acabei dormindo umas 12h direto para me recarregar e poder iniciar minhas atividades..."

 

 

Antes das aulas começarem, ela logo tratou de explorar ao máximo o que Cardiff teria a oferecer, bem como as particularidades da cultura gaulesa:

 

“Para falar a verdade eu não sabia muito sobre o País de Gales e Cardiff, então tive que fazer algumas pesquisas no Google para conhecer mais sobre a cultura e para procurar coisas legais para se fazer lá, mas no fim... Foi uma surpresa estar lá e foi super interessante explorar por conta própria a cidade. Quanta diferença em relação a São Paulo! Andar pela cidade te dá mais presença para aproveitar os detalhes, as cores, os cheiros, o clima. Vale se aventurar e dobrar uma esquina e dar de cara com um lugar mais lindo que o outro! Tudo é tão bonito e perfeitinho e as pessoas são tão pacientes e agradáveis! Eles podem não calorosos como os brasileiros, mas eles são carinhosos de coração!”

 

Como diz o ditado: tudo o que é bom, tem que.... CONTINUAR SENDO BOM rsrs. No seu primeiro dia de aula na Celtic English Academy, Maria Clara se sentia nervosa sobre ter que realizar um teste para avaliar o seu nível de inglês, mas ela percebeu que não precisava ficar insegura:

 

“Parece meio assustador, principalmente para os mais tímidos, ter que passar por tudo isso, mas garanto que todos ali são tão atenciosos e o ambiente é tão gostoso que você simplesmente se solta.”

 

Ela foi logo direcionada a uma turma correspondente ao seu nível de inglês e pode aproveitar bem as aulas. A escola proporciona aulas ricas em conversação e atividades. O inglês é praticado 100% do tempo, e os professores estão ali para incentivar isso e dar suporte aos estudante. E claro que não faz mal errar uma coisa ou outra, o importante mesmo é aprender. Além das aulas, a Maria Clara aproveitou bastante das atividades extracurriculares que a escola oferece. São vivências do idioma através de viagens e passeios pela cidade.

 

Após esse contato intenso ao longo da experiência, ao se regressar ao Brasil bate aquele  sentimento de gratidão:

 

“De alguém que quase não tinha expectativas, acabei me apaixonando demais por Cardiff, País de Gales e tudo e todos que conheci lá. A cultura, as belas paisagens, as pessoas, a cidade ... Voltar para casa foi bom demais, mas não posso negar que deixei um pedaço do meu coração lá no Reino Unido. Sou imensamente grata por esta viagem e por todos que fizeram parte e se esforçaram para fazê-la acontecer da melhor forma!”

 

Eai, quer ter a chance de viajar, conhecer e aprender no País de Gales? Fuja para Cardiff e estude inglês com a gente! Conheça mais sobre nossos programas clicando aqui.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Vestindo verde – o dia de St. Patricks

March 17, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

July 27, 2018

January 12, 2018

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

destinos

agende uma visita!

WhatsApp: (11) 96980-8684

Email: contato@fujaintercambio.com.br

Rua Belmiro Braga, 46 

São Paulo - SP

05432-020

A Fuja faz parte

da empresa Campus B

Logos Campus B-01.jpg

A Fuja faz parte da empresa CAMPUS BRASIL TURISMO E INTERCÂMBIO EDUCACIONAL LTDA inscrita c sob o CNPJ  12.059.468/0001-30

Está também cadastrada no Ministério do Turismo sob o número 26.060093.10.0001-0, podendo ser consultado on-line no site da Cadastur