Kia ora, pessoal!

March 31, 2017

Acabamos de dizer “olá” em Te Reo Maori, que é a língua oficial do povo Māori, população que chegou a cerca de 1.000 anos atrás na Nova Zelândia, ou a assim chamada Aotearoa, ‘A Terra da Grande Nuvem Branca’. Hoje eles compõem 14% da população neozelandesa e são parte essencial da cultura do país. 

 

 

Você saiba que a língua Māori é falada por mais de 100 mil pessoas, além de ser considerada um dos idiomas oficiais da região?! Juntamente com o inglês, claro.  

 

Durante um longo período os Māori foram marginalizados pelo processo da colonização britânica, porém nos últimos anos algumas tradições de grande importância têm sido reincorporadas e adaptadas no país. Algumas destas reincorporações são motivadas pelo próprio governo Neozelandês, como por exemplo a criação de um canal de TV nacional Māori aberto para a população, a fim de manter viva sua língua e cultura. 

 

 

A tradição deste povo incrível é bastante característica no que se refere às artes visuais – principalmente com relação às cores e formas, detalhes que podem ser observados nos entalhes, na tecelagem e nas tatuagens. 


Aliás, o estilo de tatuagem Māori é muito difundido pelo mundo e é símbolo de status dentro das tribos, sendo que quanto maior a posição social, mais tatuagens possui o indivíduo. As tatuagens são comuns em áreas que alguns de nós consideraríamos incomuns, como no rosto, nas mãos e no pescoço.


A dança tribal “Haka” também se tornou uma tradição bastante conhecida mundo afora, isso porque nos jogos de Rugby os times locais costumam dançar antes das partidas – com destaque para os “All Blacks”, maior time do país e um dos maiores do mundo.   

 

 


Quando visitar a Nova Zelândia saiba que em todo o país é possível participar de passeios e atividades relacionados à cultura Māori, porém a região com maior influência é a de Bay of Plenty, na ilha norte, onde está localizada a cidade de Rotorua. Lá é possível apreciar espetáculos que incluem canto e dança haka, banquetes Hāngi (preparados em fornos de barro), massagens tradicionais Miri Miri, entre muitas outras atividades.


Interessado em embarcar nesta aventura e aprender muito? A Fuja dos Brasileiros trabalha em parceria com excelentes escolas na Nova Zelândia, nas cidades de Nelson, Queenstown e Whitianga.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Vestindo verde – o dia de St. Patricks

March 17, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

July 27, 2018

January 12, 2018

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

destinos

agende uma visita!

WhatsApp: (11) 96980-8684

Email: contato@fujaintercambio.com.br

Rua Belmiro Braga, 46 

São Paulo - SP

05432-020

A Fuja faz parte

da empresa Campus B

Logos Campus B-01.jpg

A Fuja faz parte da empresa CAMPUS BRASIL TURISMO E INTERCÂMBIO EDUCACIONAL LTDA inscrita c sob o CNPJ  12.059.468/0001-30

Está também cadastrada no Ministério do Turismo sob o número 26.060093.10.0001-0, podendo ser consultado on-line no site da Cadastur